Os desenhos animados clássicos do Brasil deixaram sua marca e permanecem até hoje na lembrança de quem foi uma criança nos anos 1980 e 1990. Numa época sem internet, eram os programas de TV aberta que propunham, como na Turma da Mônica, ou como nos Cavaleiros do Zodíaco, as aventuras. Graças ao desenvolvimento tecnológico, atualmente é possível restaurar a qualidade de vídeo dessa animação e aumentar a resolução de animes antigos, regressando em uma nova versão da magia de tais desenhos.
Pensando nisso, fizemos este artigo para você que quer relembrar ou conhecer um pouco da nostalgia dos desenhos clássicos dos anos 80 ou desenhos clássicos 90, iremos revisitar esses antigos clássicos e demonstrar como reviver essas lembranças através de imagens aprimoradas.
Neste Artigo
Parte 1. Por que os Desenhos Antigos Ainda Encantam? (O Poder da Nostalgia e da Simplicidade)
Hoje em dia, com uma simples pesquisa e poucos segundos, você tem acesso a vários títulos de desenho animado. Desde o estilo, língua falada ou tema. Dessa forma, assistir a um desenho é praticamente uma experiência individual.
Porém, por volta dos anos 80/90, a internet ainda não era amplamente difundida, limitando a população a ver uma quantidade reduzida de títulos de desenho. Dessa forma, os desenhos animados antigos eram uma espécie de experiência coletiva.
Presentes enquanto as crianças se preparavam para ir à escola ou no final da tarde, ao se despedir dos amigos da rua. Essa era a rotina de muitas pessoas, que tinham os desenhos animados clássicos como um companheiro do dia a dia.
As trilhas sonoras inspiradoras eram rapidamente decoradas, bem como os bordões dos personagens: tudo isso compartilhado com os amigos!
Sem grandes recursos visuais devido a pouca tecnologia disponível, esses desenhos educativos antigos focavam em uma história de qualidade e personagens marcantes. Munidos de traços simples e valores universais como a amizade e respeito, marcaram uma geração.
Por isso, seja por evocar um sentimento afetivo do passado ou por causa da originalidade da época, os desenhos animados clássicos, permanecem encantando.
Quer assistir offline? Veja aqui como baixar animes do 9anime com segurança e qualidade, usando ferramentas que funcionam no PC ou celular.
Parte 2. Os Imortais: Lista dos Desenhos Animados Clássicos que Você PRECISA Conhecer
Os Gigantes Internacionais
1. Mickey Mouse
Com mais de 100 anos de história, o camundongo amigável da Disney conduzia histórias leves e divertidas nos anos 90. Ao contrário de alguns desenhos semelhantes da época, o Mickey era um personagem calmo e heroico.
Um desenho familiar, o Mickey e sua voz inconfundível tornou-se paixão internacional, que conquista dos pequenos aos mais velhos. A silhueta mais famosa do mundo ainda é um clássico atual e que vale a pena ser passado para as próximas gerações.

“Ele é o maior, viva o Mickey Mouse!” - Parte da Música do Club do Mickey exibido no SBT nos anos 90, com pareceria com a Disney.
2. Tom & Jerry
Criado por William Hanna e Joseph Barbera, Tom & Jerry é um desenho animado praticamente sem falas e com música instrumental que revolucionou o mundo da animação. Em exibição há mais de 50 anos, a saga do gato que busca de todas as formas capturar o rato, fez muito sucesso no Brasil.

Sem bordões ou uma trilha sonora que gruda na cabeça, Tom & Jerry foi o desenho que revolucionou. Com a sua forma de contar uma história através de música instrumental, mostrou que um bom trabalho pode ser feito com poucos elementos.
3. Pica-Pau
Criado por Walter Lantz e Distribuído pela Universal Pictures, o pássaro articulado e engenhoso ganhou muitas pessoas. Com uma forma sarcástica, ele sempre saía das confusões que entrava. Com muitas versões ao longo dos mais de 80 anos de sua criação, o Pica-Pau é um dos desenhos de grande carga emocional no Brasil.
“Heh-heh-heh-heh-heh-HEHHHH-heh-heh!” - Essa risada icônica é reconhecida em quase todo o mundo!
4. Looney Tunes
Isso é tudo pessoal! Aposto que essa frase traz nostalgia para muitas pessoas. Amplamente conhecido no Brasil como a Turma do Pernalonga, esse desenho clássico contava com vários núcleos de personagens.
Piu-piu, Taz-mania e Papa-léguas tiveram uma fama impressionante no Brasil. Mas não podemos deixar de falar da estrela principal: o Pernalonga. Um coelho calmo e inteligente, que aprontava sem limites!

“Eh... o que é que há, velhinho?” Bordão inesquecível do coelho mais famoso do mundo, que já ganhou o Oscar e tem o seu nome na calçada da fama.
5. Os Flintstones
Mais uma criação bem-sucedida de William Hanna e Joseph Barbera, o desenho animado antigo mostrava a vida de uma família e de seus vizinhos na idade da pedra. Com carros, drive-thru, instrumentos musicais e muitos outros elementos da vida moderna adaptados ao mundo antigo.
Yabadabadoo! Qual brasileiro dos anos 80/90 não conhece esse grito do Fred?
6. Os Jetsons
Os Jetsons é um desenho animado antigo que frequentemente está em alta no Brasil. O desenho, que assim como Os Flintstones, foi criado na década de 60, pelo estúdio Hanna Barbera, contava a história de uma família do futuro.
Apesar da similaridade de narrativa com Os Flintstones, mas com a época invertida, Os Jetsons ganharam o coração do público brasileiro.

Robô aspirador, chamada por vídeo, viagem à lua, relógios inteligentes e até drones! Essas são algumas das coisas que os Jetsons previram.
7. Scooby-Doo
Feito nos anos de 70 por Joe Ruby e Ken Spears para o Hanna Barbera, esse é um dos famosos desenhos antigos que ainda está a todo vapor! Com episódios ainda sendo construídos, tende a se tornar o desenho animado com mais episódios no mundo. A saga do cachorro medroso e de sua turma que desvendam vários mistérios, ganhou um lugar especial no coração dos brasileiros.
Scooby-Doo já foi exibido em quase todas as emissoras de TV aberta do Brasil.

Scooby-Dooby-Doo! A frase dita em tom feliz pelo cachorro investigador no final dos episódios foi uma das mais marcantes do desenho.
Aventuras Épicas e Sci-Fi
1. ThunderCats
A aventura dos felinos de Thundera, que sobreviveram ao ataque ao seu planeta foi exibido em uma das mais importantes emissoras do Brasil nos anos 80, a Rede Globo. No constante embate com o vilão, eles fazem tudo tentando manter a poderosa Espada Justiceira em segurança. Criado por Ted Wolf e Leonard Starr, encantaram gerações.

Thunder! Thunder! ThunderCats! HOOOOOOW – Famoso e inesquecível grito de guerra do Lion-O, protagonista do clássico.
2. He-Man
O herói criado pela Mattel para ser um action-figure, se tornou um grande sucesso pelo mundo. No Brasil, foi exibido na TV aberta em um programa de auditório, que reunia a criançada para assistir as animações, que eram alternadas com brincadeiras e gincanas no palco.
Mas se você pensa que o desenho criado na década de 80 perdeu a força? Não mesmo! Um live-action está no forno e é previsto estrelar em 2026.

“Pelos poderes de Grayskull… Eu tenho a força!” - Impossível não lembrar.
3. Os Cavaleiros do Zodíaco
Esse com certeza é um dos melhores desenhos antigos para muitos brasileiros. Os Cavaleiros do Zodíaco, tendo Masami Kurumada como escritor, é um dos desenhos animado infantil de maior sucesso dos anos 90.
Os jovens cavaleiros que com suas armaduras mágicas protegiam a reencarnação de Atena, conquistaram os corações das crianças brasileiras. Mesclando mitologia grega, astrologia, poesia e aventura - Cavaleiros dos Zodíacos foi um fenômeno mundial do mangá.

“Faça elevar o cosmo no seu coração...” Deu para ouvir daqui!
4. Dragon Ball Z
Escrito e ilustrado por Akira Toriyama, DBZ como é comumente chamado, conta as aventuras de Goku, que percorre o mundo em busca das sete Esferas do Dragão. Dragon Ball chegou ao Brasil no meado dos anos 90 no SBT e rapidamente se tornou uma febre.

“Vamos desvendar as esferas do dragão/ Esse é o maior mistério que já vi”. MPB? Samba? Provavelmente elas não fizeram o grande sucesso no Brasil como a música de de DBZ.
5. Pokémon
Lançado no final da década de 90, Pokémon caminha para completar 30 anos. A saga do garoto que sonha em se tornar um mestre pokémon (criaturas fictícias) conquistou o Brasil em uma proporção colossal.

Pokémon! (Temos que pegá-los)/ Isso eu sei/ Pegá-los eu tentarei!/ Vai ser grande a emoção/ Pokémon! - E aí? Cantou junto?
Meninas Poderosas e Fadas Encantadas
1. Sailor Moon
Escrita pela mangaká Naoko Takeuchi, esse desenho animado da década de 90 conta a história de uma estudante que descobre que é uma guerreira mágica que tem a missão de salvar a Terra.
Mostrando que as meninas não são princesas frágeis que sempre precisam ser salvas, Sailor Moon ganhou muita fama. Ela foi exibida na extinta Rede Manchete, um canal de TV aberta na década de sua criação, sendo reprisada posteriormente por outros canais.
Até hoje vemos a como o desenho antigo Sailor Moon foi importante no Brasil, pois desde cosplay a produtos de maquiagem – tudo o que leva o seu nome é sucesso absoluto!

“Pelo poder do prisma lunar!” - Quem não se lembra da voz suave e decidida da garota mágica ao se transformar?
2. As Meninas Superpoderosas
As garotinhas perfeitas criadas em laboratório parecem frágeis e indefesas, mas quando o telefone vermelho toca, o crime não tem vez em Townsvill. Do final dos anos 90, a produção feita pelo Estúdio Hanna-Barbera recebeu ampla aceitação do público.
Exibida no SBT, berço dos melhores desenhos antigos, ficou no ar até o ano de 2005.

“Açúcar, tempero e tudo que há de bom!” – Bateu uma nostalgia, né?
3. Sakura Card Captors
Criada pelo quarteto feminino chamado CLAMP, a saga da garota que acidentalmente espalhou 52 cartas mágicas e agora tem que capturá-las caiu no gosto do público.
Exibido na TV aberta pela Rede Globo, uma das maiores do Brasil, esse desenho animado antigo infantil, teve grande visibilidade e conquistou muitos fãs.

“Chave que guarda o poder da minha estrela! Liberte-se!” – Você sabia a frase de transformação da Sakura de cabeça?
4. As Três Espiãs Demais
Esse clássico das manhãs brasileiras foi produzido pelo estúdio francês Marathon Production. A história das três estudantes que possuem a identidade secreta de espiãs, ficou mais de uma década no ar e se consagrou como um dos desenhos animados mais assistidos da emissora de TV líder em audiência da época.

“É pra já, gire o nosso programa!”
Interessado em histórias com representatividade? Veja os melhores animes com temática LGBTQIA+ para assistir agora.
Tesouros Nacionais: Os Desenhos Animados Clássicos Brasileiros
1. Turma da Mônica
Os quadrinhos da Turma da Mônica podem ser considerados um patrimônio cultural brasileiro. A história da turma de crianças, que com suas diversidades enfrentam muitas aventuras é a queridinha dos brasileiros há mais de 50 anos.
Dos quadrinhos, nasceram filmes, desenho animado, brinquedos e tudo mais que se pode imaginar. Apesar de amar os desenhos animados antigos considerados clássicos, o brasileiro guarda com muito orgulho e amor para a turma que trouxe representatividade para o país.

Que tal fazer um plano infalível contla a Mônica?
2. Peixonauta
Ainda falando do rol dos desenhos antigos brasileiros, não podemos esquecer do querido Peixonauta. Apesar de não ter uma trajetória tão longa, o peixe que está há mais de quinze anos em exibição é mais um orgulho nacional.
Com uma roupa parecida com a de um astronauta, o Peixonauta consegue explorar o mundo como um agente secreto.

“Peixonauta, Marina e Zico...” – Lembra do ritmo? Impossível ser mais brasileiro!
Parte 3. Onde Assistir aos Desenhos Animados Antigos Hoje?
Reencontre sua Infância: Plataformas de Streaming e Canais
Se ao ler este artigo bateu saudades e você está se perguntando onde assistir desenhos para crianças da minha época, fique tranquilo! Fizemos uma seleção com as melhores plataformas para você descobrir de uma vez onde ver desenhos antigos. Confira!
1. Netflix
A Netflix é uma plataforma de streaming que contém muitos desenhos animados antigos em seu catálogo. Com títulos que variam de Cavaleiros do Zodíaco até Tom & Jerry – a diversão é garantida!

2. Prime Video
Com Dragon Ball e Naruto em seu catálogo, a plataforma de streaming Prime Video faz um movimento ousado para ganhar os fãs brasileiros de desenho animado antigo.

3. HBO Max
HBO Max, a plataforma da Warner Bros, tem em seu acervo as aventuras da turma Looney Tunes e outros nomes que prometem agradar das crianças aos adultos.

4. Disney+
Ainda que possua diversos títulos famosos e relevantes, não devemos deixar de falar da dona do coração (e dos direitos) do camundongo mais querido do mundo. Com um enorme acervo das aventuras do Mickey, basta relaxar e dar play na Disney+

5. YouTube
O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeo, que possui muito canais oficiais onde você pode assistir os desenhos clássicos dos anos 80/90. Com uma versão gratuita baseada em anúncios, é uma das principais fonte de vídeos do Brasil.

6. TV Cultura
A rede de TV pública do Brasil exibe alguns clássicos nacionais como Turma da Mônica e Cocoricó. Disponível em aplicativo, na TV ou direto no navegador – é tudo grátis na TV Cultura!

7. GloboPlay
O streaming da grande emissora de TV aberta brasileira, Rede Globo, possui muitos títulos que marcaram a infância brasileira. Como Pica-Pau, Turma da Mônica e Pokémon.

8. Tooncast
Quando o assunto são desenhos antigos, não há como não mencionar o Tooncast. O canal por assinatura, que apesar de estar disponível em apenas algumas operadoras, exibe os desenhos animados antigos do Cartoon Network.

9. Pluto TV
A plataforma de streaming gratuita Pluto TV é baseada em anúncios e pertence à gigantesca Paramount Global. Possuindo um enorme catálogo de desenhos antigos, ela vai te ajudar a resgatar toda a nostalgia da infância.

Tabela de Comparação Entre As Plataformas e Canais de Desenhos Antigos
Plataforma: | Propagandas: | Taxas: | Imagem: | Animação Mais Popular | VPN |
Netflix | Apenas no Plano Padrão com Anúncios | ✅ | 4K Ultra HD | Os Cavaleiros do Zodíaco | ❌ |
Prime Video | Sim, mas podem ser removidos com pagamento de taxas | ✅ | 4K Ultra HD | Dragon Ball Z | ❌ |
HBO Max | Apenas no Plano Básico com Anúncios | ✅ | 4K Ultra HD | Looney Tunes | ❌ |
Disney+ | Apenas no Plano Padrão com Anúncios | ✅ | 4K Ultra HD | Mickey Mouse | ❌ |
YouTube | Sim, mas podem ser retirados com assinatura Premium | ❌ | 4K Ultra HD (No plano pago) | Tom & Jerry / Looney Tunes | ❌ |
TV Cultura | Não | ❌ | 720p | Turma da Mônica | ❌ |
GloboPlay | Sim, no Plano Padrão com Anúncios | ✅ | 1080p | Monica Toy | ❌ |
Tooncast | Não | ❌ | 720p | Scooby-Doo | ❌ |
Pluto TV | Sim | ❌ | Até 720p | He-Man | ❌ |
Depois de analisar os portais de conteúdo por assunatura e de compartilhamento de vídeos, você pode querer embarcar ainda mais nessa nostalgia. E por que não criar a sua própria coleção física?
Diversas lojas online disponibilizam DVDs e Blu-ray dos desenhos mais amados do Brasil. Da Amazon, The Originals ou até mesmo no Mercado Livre, você tem a possibilidade de montar a sua própria coleção.
Parte 4. Como Melhorar a QUALIDADE dos Desenhos Antigos – Wondershare UniConverter
A internet está recheada de desenhos animados antigos. Com inúmeras plataformas – pagas ou gratuitas – assistir o seu desenho favorito pode ser uma tarefa muito fácil.
Porém, nem todos os desenhos animados clássicos tem uma qualidade de imagem confortável de se assistir. Mas não se preocupe: Hoje você pode reviver esses tesouros com qualidade inacreditável! Descubra como transformar desenhos antigos em experiências cinematográficas!
Siga o passo a passo abaixo com o Aprimorador de Vídeo do UniConverter:
Passo 1:
Baixe e instale o UniConverter em seu computador e inicie o programa. Após isso, clique em Aprimorador de Vídeo.

Passo 2:
Na próxima tela, clique em “Adicionar Vídeo” e no painel lateral escolha “Aprimoramento de Animes”.

Passo 3:
Após analisar o resultado, basta clicar em exportar. Simples assim! O seu vídeo de desenho antigo está pronto para ser assistido, mas agora com a qualidade aprimorada.

Conclusão
Os desenhos animados antigos foram uma das principais fontes de entretenimento digital dos anos 80 e 90. Com animações simples e histórias cativantes, virou uma lembrança carinhosa da infância de muitas pessoas.Neste artigo, relembramos os principais desenhos clássicos que marcaram o Brasil. Também conhecemos as plataformas que ainda exibem esses clássicos atemporais e a principal solução para aprimorar a qualidade dos desenhos antigos.Embarque nessa encantadora experiência ao passado!
FAQ
-
Eu preciso de VPN para assistir um desenho antigo?
Não, a maioria dos desenhos animados clássicos estão disponíveis nos catálogos das plataformas que operam no Brasil. Porém, se ainda assim você não encontrar o seu desenho favorito, há boas opções de VPN como a ProtonVPN (Versão Gratuita) e a ExpressVPN (Versão Premium). -
Usar “sites piratas” pode me trazer algum risco?
Sim, com certeza! Além de violar os direitos de quem tem autorização para distribuir o conteúdo, você pode ter sua privacidade invadida e ficar exposto a ataques cibernéticos. -
Existe algum site onde eu possa assistir desenhos animados dos anos 80 e 90 gratuitamente?
Sim, sites como TV Cultura, YouTube e TV Pluto disponibilizam uma série de desenhos antigos sem cobrar nada por isso – no máximo alguns anúncios. -
O meu desenho favorito está com a qualidade da imagem baixa. O que eu posso fazer para melhorar que não exija muitas habilidades técnicas?
Você pode aprimorar o seu vídeo com o Wondershare UniConverter. O software de edição, compressão e conversão de vídeos, te entrega um resultado rápido e fácil. Não é preciso saber editar, bastam apenas poucos cliques!