AniSmall
AniSmall para iOS
Converta e comprima seus vídeos e áudios.
OPEN

10 coisas sobre ProRes que você deve saber

Por Santos • 2024-11-14 21:37:38 • Soluções comprovadas

O ProRes é um dos codecs mais preferidos e usados ​​em ambientes de pós-produção. Embora as passagens compactadas usando o Apple ProRes sejam grandes e ocupem mais espaço em disco, elas permitem uma experiência de edição de vídeo sem falhas, desde que o programa que você está usando seja bom o suficiente. Seu computador atende aos requisitos mínimos de hardware, se não forem recomendados. Dito isto, aqui estão dez coisas importantes sobre os ProRes que você pode não estar ciente, mas você deve se estiver ansioso para fazer uma carreira no campo da edição de filmes.

Parte 1. Breve introdução ao ProRes

O ProRes é um codec que comprime footings RAW de uma maneira que o tamanho do arquivo é significativamente reduzido, mas a qualidade da imagem permanece praticamente sem perdas. Se um vídeo foi gravado usando outro codec orientado a compactação, como , , etc., o tamanho do arquivo pode ser ainda menor. No entanto, esses clipes podem sobrecarregar a GPU e o processador durante a reprodução ou durante a edição usando qualquer ferramenta de pós-produção, como Final Cut Pro X, Adobe Premiere Pro, etc. Portanto, para fazer com que as coisas funcionem sem problemas, esses clipes são transcodificados para ProRes. Depois de ajustados, conforme necessário, os vídeos finais são exportados de volta para um formato reconhecível globalmente, como MP4, M4V, etc., usando o codec de alta compactação mencionado acima.

No momento da redação deste artigo, os membros da família Apple ProRes (em ordem crescente) são: ProRes 422 Proxy, ProRes 422 LT, ProRes 422, ProRes 422, ProRes 422 HQ, ProRes 4444 e ProRes 4444 XQ.

prores

Parte 2. 10 coisas importantes sobre os ProRes que você deve saber

  1. Iniciação e Fornecedor

O ProRes foi lançado pela primeira vez no ano de 2007 pela Apple, juntamente com o Final Cut Studio 2. Publique sua criação; o codec está disponível em todas as versões do aplicativo que a Apple lançou. O motivo pelo qual o Apple ProRes foi desenvolvido foram as falhas e os atrasos causados ​​pelos processos de pós-produção. O ProRes compactou significativamente as filmagens RAW, mantendo as informações detalhadas que elas continham, mantendo assim a qualidade da imagem intacta.

prores de apple

  1. Impacto no desempenho

Embora o ProRes comprima os vídeos RAW, esses arquivos ainda são maiores que os compactados com outros codecs como ou . Por esse motivo, diferentemente dos dois últimos tipos de compactação que sobrecarregam a GPU durante a reprodução e a edição, os clipes ProRes permitem a utilização máxima dos recursos de hardware, pois não é necessário processamento para descomprimir os vídeos quando eles são abertos em uma ferramenta ou mídia de pós-produção jogador.

  1. Tipo de codificação

O ProRes usa codificação I-frame. Isso significa que cada quadro de um vídeo é compactado individualmente e esse quadro compactado é enviado para a unidade de exibição durante a reprodução ou para o processo de pós-produção. Isso é diferente de outros métodos de codificação que usam GOP (Grupo de imagens), onde várias imagens são agrupadas para formar um quadro que é exibido na tela. Desnecessário mencionar que os vídeos codificados usando o método I-frame ocupam relativamente mais espaço no seu dispositivo de armazenamento.

  1. Dependência da plataforma

Após seu primeiro lançamento, o ProRes foi muito procurado. Dito isto, embora um proprietário da Apple que estava inicialmente disponível apenas para computadores e programas Mac, considerando a flexibilidade e a facilidade de acesso que ele oferece, a Adobe se uniu ao fornecedor. O codec agora também oferece suporte a aplicativos da Creative Cloud, como Adobe Premiere Pro, Adobe After Effects e Adobe Media Encoder. Além disso, muitos outros programas de terceiros também oferecem suporte ao Apple ProRes hoje em dia e, embora não possam usar o codec diretamente, eles ainda podem recodificar os vídeos no formato ProRes nos PCs com Windows.

Wondershare UniConverter

icon do uniconverter Wondershare UniConverter - Melhor conversor de vídeo HD 1080P

Segurança verificada. 5,481,347 pessoas o baixaram.
  • Edite MOV e outros mais de 1000 formatos de vídeo com visualização em tempo real no Windows / Mac
  • Recursos de edição, incluindo cortar, cortar, girar, adicionar marcas d'água, aplicar efeitos, editar legendas, etc.
  • Altere a resolução do vídeo, a taxa de quadros, a taxa de bits e os formatos para que o vídeo possa ser reproduzido melhor em diferentes dispositivos
  • Caixa de ferramentas com funções adicionais, como Video Compressor, Screen Recorder, GIF Maker, Fix Media Metadata, etc.
  • SO compatível: Windows 10/8/7/2003 / Vista / XP, Mac OS 10.15 (Catalina), 10.14, 10.13, 10.12, 10.11, 10.10, 10.9, 10.8, 10.7, 10.6
  1. Dispositivos suportados

O fato é que a maioria dos dispositivos de captura, como as câmeras de ação e vídeo, grava os vídeos no formato (High-Efficiency Video Coding) em resolução 4K, Full HD, HD ou menos, e a extensão desses arquivos pode ser MP4, MOV etc. que dependem principalmente do tipo de dispositivo e / ou das preferências dos usuários. No entanto, alguns gravadores mais recentes como os de agora são capazes de gravar os vídeos com resolução de até 8K e diretamente no formato Apple ProRes. Isso elimina a etapa adicional que os profissionais tiveram que tomar para transcodificar os footages para o ProRes para tarefas de pós-produção.

dispositivo suportado

  1. Formatos e especificações

No momento da redação deste artigo, o ProRes suporta todos os tipos de resolução, ou seja, da básica à mais alta que a tecnologia atual suporta, por exemplo, SD, HD, 2K, 4K, 5K e 8K. Dependendo da versão do ProRes para a qual você optar por transcodificar sua gravação, a taxa de quadros pode variar, assim como a resolução e o tamanho do arquivo. Para dar uma dica, as especificações mais baixas para um arquivo que o irmão ProRes mais novo (ProRes Proxy) oferece é 720 x 486 a 23,98 fps (quadros por segundo) com taxa de dados de 10 Mbps (megabits por segundo). Da mesma forma, as especificações máximas usando o ProRes 4444 XQ podem ser 8192 x 4320 a 60fps com 16970Mbps (sem Alpha). Pode-se presumir que esses arquivos tenham tamanho gigantesco e ocupem muito espaço no seu disco.

prores

  1. Taxa de bits variável

O ProRes é inteligente o suficiente para regular a taxa de bits de acordo com as atividades dos quadros. Por exemplo, se houver muitos movimentos em um vídeo, o codec atribui a taxa de bits máxima. Da mesma forma, no caso de um quadro ter mais seqüências estacionárias com quase nenhum movimento, o ProRes aloca menor taxa de bits para ele. Esse método é tecnicamente chamado de Taxa de bits Variável ou VBR e ajuda a economizar uma quantidade razoável de espaço de armazenamento.

Apple Prores 422

  1. ProRes vs. RAW

Como mencionado anteriormente, embora o ProRes comprima os vídeos, eles ocupam menos espaço e, ao mesmo tempo, mantêm a melhor qualidade de imagem, os arquivos ainda são muito grandes quando comparados aos compactados com os codecs ou . O mesmo conceito se aplica quando se compara os comprimentos ProRes e RAW, onde os últimos arquivos são sem perdas e têm um tamanho notavelmente grande. Portanto, eles são compactados usando o codec anterior, ProRes, para torná-los econômicos no armazenamento sem perder as informações detalhadas de cada quadro do clipe.

prores 422

  1. Não apenas no Final Cut Pro X

Embora o ProRes tenha sido lançado juntamente com o Final Cut Studio 2 em 2007 e tenha sido parte integrante do programa desde então, hoje, o codec não está mais limitado apenas ao FCPX. Devido à qualidade da tela, oferece pós-compactação e a rapidez que os dispositivos de hardware mostram durante a reprodução. Ao editar os vídeos para distribuição final, o ProRes agora é considerado um formato padrão do setor e foi adaptado por muitos fornecedores de ferramentas de pós-produção de terceiros, incluindo o Adobe Premiere Pro, o Adobe After Effects, o Adobe Media Encoder e algumas das ações gravadas. fabricantes de dispositivos como Atomos, Panasonic para AU-VREC1, GoPro para Fusion Studio, etc.

prores codec

  1. Codec de 10 bits

Ao contrário de outros, o Apple ProRes é um codec de 10 bits. Isso significa que os arquivos compactados com o ProRes terão mais espaço para informações, especialmente para a classificação de cores, permitindo adicionar mais detalhes ao aplicar o VFX ou qualquer outro efeito especial aos footages. Essa é outra razão, se não a principal, pela qual a maioria dos profissionais transcodifica os footages para o ProRes e depois os comprime usando os codecs ou , depois de adicionar todos os filtros e efeitos durante o processo de pós-produção.

Conclusão

Independentemente da ferramenta de pós-produção usada para editar os vídeos, o Apple ProRes é algo que você deve definitivamente tentar antes de começar a trabalhar nas filmagens. Embora o codec agora possa ser usado em computadores Windows usando certos aplicativos de edição, como o Adobe Premiere Pro, você obtém o melhor desempenho e os melhores resultados do ProRes com a versão Mac da ferramenta de edição de vídeo, de preferência FCPX ou Wondershare UniConverter.

Artigos Populares
O artigo fornece 10 compactadores de Vídeo para Mac para você reduzir tamanho do vídeo no Mac, leia o tutorial passo-a-passo para escolher qual deles for melhor para você
Você tem um vídeo MP4 e baixou os arquivos de legendas, mas não sabe como adicionar as legendas ao vídeo MP4? Este artigo irá ensiná-lo/a a adicionar legendas no Mac/Windows.
Wondershare UniConverter é o melhor programa de editor de tags id3 para Mac desenvolvido para computadores Mac e Windows. Este artigo mostrará como editar a tag id3 facilmente.
Santos

Santos

staff Editor